Gartner: Mercado brasileiro de TI sentirá menos a crise

Boas Noticias

O mercado brasileiro de TI deve sentir menos os impactos da crise financeira mundial do que outras regiões mais deenvolvidas, diante da tendência das empresas de ampliar os investimentos em tecnologia da informação ao longo de 2009. "Com certeza ocorrerá um aumento dos gastos com TI, porém em um ritmo menos acelerado.

Como o crescimento do setor está alinhado com a evolução da economia de cada país, os chamados emergentes terão um crescimento mais forte do que os demais países", avalia Moacyr Gomes, diretor do Programa Executivos do Gartner. A empresa de pesquisa realizou um levantamento de âmbito mundial para saber como as empresas estão planejando os investimentos em TI para 2009. O resultado é que 50% dos executivos entrevistados afirmaram que aumentarão os gastos com TI no ano que vem, enquanto 42% disseram que manterão os investimentos no mesmo patamar deste ano.

Apenas 8% afirmaram que reduzirão as despesas com tecnologia em 2009. Entre as tecnologias que as empresas devem investir, Gomes citou a utilização de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), ERP, outsourcing de áreas que não são core business das empresas, implementação arquitetura orientada a serviços (SOA) e virtualização de servidores.

"As empresas têm de alinhar a TI mais aos negócios e se prepararem, pois, quando essa crise acabar ou perder força, vai ocorrer um crescimento acelerado do mercado e a empresa que estiver mais bem preparada para o novo cenário terá grande vantagem competitiva sobre as demais", analisa Gomes, ressaltando que 2009 já deve apresentar uma melhora em relação a este ano, uma vez que a crise já dura cerca de um ano e o país está mais bem preparado para enfrentar e contornar os seus impactos.

fonte> TI Inside - Victor Hugo Cardoso Alves

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br