Obama poderá ter poderes para “desativar” a Internet



O Senado norte-americano apresentou uma proposta de cyber segurança que daria ao Presidente Obama poderes para desativar a Internet, caso necessário. A proposta foi apresentada pela primeira vez em Abril deste ano, e dá ao Presidente poderes para responder a ataques eletrônicos e também de declarar estado de “cyber-emergência”.
A proposta afetaria tanto redes públicas quanto privadas, e por isso, não tem sido bem recebida por muitos.
Como sabemos, a Internet teve seu berço nos EUA, e ainda hoje, a maior parte do tráfego Internet ainda passa por lá, colocando o país quase que como um “nó central” da rede das redes. Pelo mapa abaixo é possível perceber que a maior parte do tráfego Internet ainda passa pelos EUA.

Isso mostra que, se os americanos assim desejarem, eles podem comprometer o fluxo de dados com relativa facilidade.
Mas isso não é novidade… os EUA já vem atuando nos bastidores da Internet no que se refere a Cyber Segurança, já há algum tempo. Na maior parte das vezes, de formas um tanto quanto discutíveis… quem não se lembra do projeto “Carnivore“, do FBI? Basicamente, o Carnivore consistia em “sniffar” um grande volume de mensagens de e-mail procurando por palavras-chave que pudessem ser classificadas como “atividade suspeita”. Ou seja, eles abriam os e-mails PRIVADOS e acessavam todo o seu conteúdo. Segundo consta, o projeto foi abandonado em 2001 devido à grande controvérsia gerada, mas o próprio FBI admite que o projeto ainda vive, com algumas modificações, mas está lá. Outros projetos semelhantes também foram criados pelo FBI. Um deles analisa buscas feitas na Internet por qualquer um, no mundo inteiro, em busca de palavras-chave que possam ser um risco. Experimente procurar por “How to assemble a portable nuclear warhead”, no Google, e aguarde o FBI bater em sua porta !!!

3 comentários:

Thiago disse...

eh aquela frase:
quem pode pode...
muito bom o post

Unknown disse...

Douglas, preciso falar com você urgente, me liga por favor (José Ricardo-Multirede)

Unknown disse...

Douglas, preciso falar com você urgente (JR-Multirede)

 
BlogBlogs.Com.Br