A Anatel definiu na última quinta que os usuários de celular têm o direito de solicitar a qualquer tempo o desbloqueio de seus aparelhos celulares. A operadora deverá efetuar o desbloqueio de forma gratuita e sem qualquer penalização aos usuários.
As operadoras podem continuar vendendo aparelhos bloqueados, mas devem rever a sua política de subsídios, principalmente para o prépago.
No póspago, esta medida deve ter pouco impacto. Os usuários de póspagos são fidelizados através de um contrato de serviço de 12 meses. Poder desbloquear o aparelho não implica em poder romper este contrato sem pagar a multa.
Já no caso do prépago as operadoras deverão analisar a reação do mercado a esta medida. O que ocorre hoje é que parte dos que compram aparelhos bloqueados acabam desbloqueando estes aparelhos em outras operadoras ou na “loja da esquina”. Se a taxa dos que desbloqueiam o aparelho aumentar as operadoras devem reduzir o subsídio e o preço do aparelho subir.
Enquete realizada recentemente pela Teleco mostrou que 28% dos respondentes utilizavam um celular que era bloqueado, mas que ele desbloqueou. 46% tinham celular bloqueado e 24 compraram o aparelho desbloqeuado.
Um bom teste será o dia das mães. Vamos observar as promoções de aparelhos das operadoras e a reação do mercado.
Texto;Eduardo Tude
0 comentários:
Postar um comentário