Futurecom 2010: novas perspectivas

Minha matéria para o site Imasters


Olá, pessoal!

Neste artigo, vou falar a respeito do Futurecom 2010, um dos maiores eventos de novas tecnologias realizado no Brasil.

Durante os quatro dias do evento, foram lançados diversos produtos como firewall, celulares, switches, roteadores e muito mais. Notável era a quantidade de lançamentos de equipamentos destinados à tecnologia banda larga. Praticamente todos os grandes fabricantes falaram muito sobre redes 10 Gigas, além de lançarem produtos em 100 Gigas.

Crescimento da banda larga no Brasil

Em uma pesquisa realizada no evento pelo IDC, 75% das redes das operadoras serão ópticas em até cinco anos. Esses números comprovam a quantidade de lançamentos de produtos para banda larga.

Uma grande preocupação hoje no Brasil é a questão de largura de banda. Nos próximo anos, com a chegada da Copa e das Olimpíadas, teremos que melhorar a infraestrutura de redes, já que esses eventos exigirão uma demanda no que se refere a multimídia - tanto em redes móveis como em fixas.

Um estímulo, principalmente no Brasil, para a ampliação das redes é o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), que vem sendo muito discutido ultimamente.

Incentivos e internet via celular

No evento, a maioria das operadoras mostrou estar focada em promover ao usuário mais acesso à internet via celular. O incentivo vem com um menor custo para acesso e o incentivo ao subsídio de aparelhos smartphones, além de oferecer pacotes promocionais.

Tenho participado de alguns projetos de Backhall móvel em que vejo um investimento maciço de largura de banda. Setores como o Metro-Ethernet, telefonia móvel e Lan switching vão demandar muitos profissionais nos próximos anos.

O bom de tudo isso é que o mercado para nós, profissionais de redes, terá um crescimento significativo, que vai demandar muita mão de obra qualificada, o que não ocorre hoje no Brasil devido à crise mundial - responsável por congelar o número mero de vagas no mercado.

O evento foi muito bom para ter uma noção sobre o termômetro de mercado como eu já não via há tempos.

Até a próxima!

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br