WAN Optimization - A bola da vez?

Pegando carona na aceleração wan estou disponibilizando uma materia de meu amigo Marco Filippetti que ele disponibilizou em seu blog.ccna.com.br esta tendencia tem crescido muito, um dos produtos que tomo conta Expand tem atendido em muitos casos com muita eficiencia e até superando expectativas.

Citada como uma das 3 tecnologias que terão destaque em 2009, otimizadores de WAN (também conhecidos como WAN Accelerators e WAN Optimizers) sem dúvida estão em alta. O motivo para isso é relativamente simples: Ainda que atualmente as redes locais (LANs) suportem velocidades na casa dos 10 Gigas, a grande maioria das WANs tem sua banda limitada na casa dos 45 Mbps (T3) ou 34 Mbps (E3). Velocidades maiores - como STM-1 (155 Mbps) - até podem ser disponibilizadas, mas quando o assunto é banda WAN, cada megabit custa, e muito! O problema é que as aplicações evoluem, e com elas, a demanda por velocidades de transmissão cada vez mais elevadas. Chegamos então a questão: Como disponibilizar mais banda, porém, sem gastar muito mais dinheiro?

As tecnologias existentes para otimização de WAN vieram para responder esta (e outras) questões. Aceleradores WAN permitem contornar as limitações mencionadas acima, permitindo transferências mais rápidas e eficientes e uma menor taxa de perda de pacotes sem que seja necessário contratar mais largura de banda. Estes dispositivos trabalham comprimindo e armazenando (caching) os dados, alterando parâmetros do TCP e implementando políticas de qualidade de serviço (QoS) para aumentar a eficiência no processo de transmissão de dados. Alguns fabricantes alegam que seus dispositivos chegam a aumentar a capacidade de transmissão em até 10 vezes.

Apesar de encabeçarem a lista das tecnologias mais populares atualmente, otimizadores de WAN não são assunto novo. Modems analógicos já comprimiam dados antes de enviá-los pelas linhas telefônicas há mais de 20 anos atrás. O que ocorre é que novas técnicas foram sendo criadas e aperfeiçoadas. Basicamente, os aceleradores baseiam-se no armazenamento (caching) e poderosos algoritmos de compressão para fazer seu trabalho. Mas a manipulação do cabeçalho TCP também é peça-chave neste processo de otimização. Lembremo-nos que o TCP foi criado há mais de 20 anos atrás, e na época, as necessidades de transmissão e a qualidade das redes era muito diferente das de hoje. Os aceleradores alteram propriedades do TCP para adequá-lo a realidade das redes de hoje. Isso torna o processo de transmissão extremamente eficiente e resulta nos ganhos anteriormente mencionados.

Em uma implementação tradicional, aceleradores WAN são colocados em cada ponta do link WAN. São necessários ao menos 2, já que os cabeçalhos são alterados e os dados comprimidos e, sem um dispositivo que possa entender os dados alterados que chegam na outra ponta, estes tornam-se ilegíveis para equipamentos convencionais (como routers ou PCs). Atualmente, temos cerca de 10 grandes players neste jogo de bilhões de dólares: A10 Networks, Riverbed Technology, Cisco Systems, Blue Coat Systems, Citrix, Exinda Networks, Intelligent Compression Technologies (ICT), Juniper Networks, Expand Networks, Nortel Networks.

A grande vantagem de se utilizar aceleradores é que, mesmo sendo equipamentos um pouco caros, em muito pouco tempo temos o retorno do investimento (ROI), já que não temos um aumento no custo recorrente (banda).

Logo logo, falerei um pouco das tecnologias utilizadas no Expand que é pioneira nesta tecnologia


Até mais

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br