Guia de profissões relacionadas a Redes - Nova matéria no Imasters

Minha nova matéria no site Imasters.



Oi, pessoal!

Em meu último artigo, falei sobre carreira, abordando um pouco as certificações. Recebi alguns comentários pedindo dicas a respeito de outras certificações e então resolvi fazer este aqui, falando sobre sobre algumas profissões existentes (e demandadas) hoje pelo mercado de TI. Tentei focar mais especificamente a parte de redes.

Arquiteto de Soluções

Uma função das mais destacadas na lista das que estão "em alta". Também é conhecido como Solutions Designer, ou Consultor/Engenheiro de Soluções). Afinal, o que esse profissional faz? Vou tentar resumir:

O Arquiteto de Soluções (ou Solutions Architect, em inglês) é, na essência, o profissional responsável por traduzir as necessidades do cliente em soluções. Ele deve entender exatamente o problema do cliente, identificar as tecnologias que poderão atendê-lo e desenhar uma ou mais soluções que resolvam o problema exposto.

  • Conhecimentos úteis: como entendimento do negócio do cliente é uma parte importante na fase de análise, não basta a esse profissional conhecer apenas a parte técnica. Uma formação mais generalista, normalmente, é bem-vinda. Experiência profissional em outros setores também pode ajudar.
  • Formação recomendada: não há.
  • Notas adicionais: esse tipo de profissional raramente envolve-se nos detalhes técnicos da solução, como configuração de elementos, por exemplo. Ele define o desenho "high level", apenas.
  • Certificações que podem ajudar: CCNA, CCDA, CCNP e CCDP, ITIL.

Especialista em Vendas Consultivas

Também conhecido como Engenheiro de (pré) Vendas (Sales Engineer). Esse profissional deve conhecer muito do mercado no qual a empresa atua, pois será responsável pela venda de soluções de negócio para os clientes. Deve possuir algumas habilidades comerciais (saber se comunicar, entreter e persuadir o cliente), mas também possuir conhecimento técnico de TI e dos produtos comercializados pela empresa. A divisão de skills é, normalmente, 70% técnico e 30% comercial.

  • Conhecimentos úteis: assim como um Arquiteto de Soluções, um Engenheiro de Vendas deve conhecer muito bem o mercado de atuação. Assim sendo, algum conhecimento mercadológico, de marketing e de vendas é necessário. Conhecimentos técnicos também são importantes.
  • Formação recomendada: superior em TI, com especialização em marketing ou um MBA.
  • Certificações que podem ajudar: CCDA, CCDP, ITIL.

Engenheiro/Gerente de Produtos

Outra profissão interessante e que está em alta. O produto na área de TI muitas vezes deixa de ser um simples software ou hardware e passa a ser uma solução, que agrega valor ao negócio da empresa. Por isso é que desenhar/gerenciar um produto requer um profissional muito qualificado, que tenha visão de mercado. O engenheiro de produto também pode trabalhar com telecomunicações, desenhando novas opções de aparelhos e tecnologias. Além disso, se o produto oferecido for um produto "de prateleira", cabe ao Engenheiro de Produtos identificar qual o melhor produto que poderia atender às necessidades colocadas/identificadas pelo cliente.

As funções do Arquiteto de Soluções e de um Engenheiro de Vendas são MUITO semelhantes. A do Engenheiro de Produtos, dependendo da empresa, é exatamente o mesmo caso. A grande diferença que eu vejo é que um Engenheiro de Vendas reporta-se à diretoria de vendas e, por esse motivo, assim como um vendedor, ele é comissionado (ou tem um bônus diferenciado).

Gerente de Projetos

Este é o profissional responsável pela condução dos projetos. Entende-se por projeto, por exemplo, a implementação de uma solução desenhada pelo Solutions Architect.

  • Formação recomendada: curso superior na área de TI ou administração.
  • Conhecimentos úteis: técnicas de fluxo de trabalho, programação para Internet e genérica, gerência de equipes, programação.
  • Ferramentas mais usadas: software de colaboração, fluxo de trabalho e gerência de projetos (MS Project + Exchange, intranets desenvolvidas internamente e outras soluções).
  • Principais atividades: coordenação dos profissionais envolvidos no projeto, controle de qualidade, elaboração de relatórios de desempenho e cumprimento de tarefas, previsão e cobrança de prazos, interação com webdesigners e programadores.
  • Certificações: Project Management Professional (PMP), fornecida pelo Project Management Institute (PMI), ITIL, PRINCE.

Administrador de redes

Este profissional é responsável pela instalação, configuração e manutenção dos sistemas operacionais e de todos os serviços implementados, pesquisa de soluções de tecnologia, apoio à área de desenvolvimento de aplicações, suporte de último nível para as equipes de apoio aos usuários, configuração e manutenção do nível de segurança da rede.

  • Conhecimentos úteis: sistemas operacionais (Windows NT e UNIX), infraestrutura e protocolos de rede, ambientes de programação (Visual Basic para NT, C ou Perl para UNIX, etc) e ferramentas para facilitar o gerenciamento (preferencialmente com linguagens para plataforma Web).
  • Ferramentas: programas baseados em SNMP, TNG Unicenter (CA), Tivoli (IBM), ferramentas de análise de desempenho e de auditoria, software de inventário de redes e analisadores de protocolos.
  • Certificações-Chave: MCP+I e MCSE+I (Microsoft); Solaris (Sun); CCNA / CCNP e, como diferencial, CCIE.

Analista/Engenheiro de Segurança

Este é o profissional responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa.

  • Formação recomendada: curso superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.
  • Conhecimentos úteis: sistemas operacionais em geral, funcionamento de programas, sistemas de firewall, protocolos de rede (principalmente TCP/IP), linguagens de programação (C, Perl, VB), hardware e software de redes.
  • Ferramentas mais usadas: analisadores de protocolos de rede e de falhas de sistemas operacionais e programas, desenvolvidos por terceiros ou internamente.
  • Principais atividades: análise de brechas de segurança e tentativas de invasão a sistemas operacionais e equipamento de interconectividade.
  • Certificações-chave: títulos de segurança em sistemas operacionais da Cisco (ex. CCNA Security, CCSP), CISSP, Sun, CheckPoint e Microsoft.

Analista de Suporte

Este é o profissional responsável pela instalação e configuração de software e hardware. Também é responsável pelo suporte à rede, dependendo do contexto. A Análise de Suporte é uma atividade muito abrangente, que inclui desde as tarefas mais simples, como suporte ao usuário de Windows e Office, por exemplo, até as mais especializadas, como suporte a servidores e redes.

  • Formação recomendada: superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Informática ou Tecnólogo em Processamento de Dados.
  • Conhecimentos úteis: Windows 2000, UNIX, Redes, hardware.
  • Ferramentas necessárias: as ferramentas vão se adaptar à área da Análise de Suporte que o profissional escolher para trabalhar. Podemos citar as Knowledge Bases dos fabricantes e ferramentas para consultas a arquivos.
  • Principais atividades: instalação e configuração de ambiente para o usuário (incluindo sistemas operacionais e principais aplicativos); instalação e configuração de servidores; desenho e suporte da rede interna da empresa.
  • Certificações-chave: MCSE + I, CCNA / CCNP.

Auditor de Sistemas

Este seria o profissional encarregado de auditar sistemas e redes corporativas, identificando fraudes e outros tipos de irregularidades, além de analisar políticas e investimentos necessários para a estrutura de informática do cliente.

  • Formação recomendada: curso superior em Ciência ou Engenharia da Computação, ou Administração com ênfase em informática.
  • Conhecimentos úteis: conceitos de administração, novas tecnologias (principalmente de segurança, desenvolvimento de sistemas e teleprocessamento), técnicas de análise de investimentos/riscos, elaboração de planos diretores de informática, modalidades de fraudes e outras irregularidades envolvendo dados, domínio de pacotes populares de software (família Office, sistema operacional Windows), redes de computadores.
  • Ferramentas mais usadas: metodologias de auditoria de sistemas, software para extração e análise de dados (como o ACL - Audit Command Language), além de metodologias e programas próprios de cada empresa.
  • Principais atividades: definir estruturas de controles internos, identificar e quantificar fraudes, analisar investimentos e riscos, manter contato com os departamentos técnico e de negócios da empresa.
  • Certificações-chave: a mais relevante é a CISA (Certified Information System Auditors), seguida da CFE (Certified Fraud Examiner). Temos também o COBIT e o ITIL complementando o perfil.

Engenheiro de Redes

Finalmente chegamos nele que é o profissional responsável pela área de hardware e de arquitetura de redes locais (LAN, Local Area Network), externas (WAN, Wide Area Network) e eventualmente municipais (MAN - Municipality Area Network). Ele diagnostica problemas e faz projetos de rede, adequando as soluções às necessidades de cada cliente. Participa também da apresentação desses projetos e de soluções de rede fora da empresa.

  • Formação recomendada: nível superior em Engenharia Eletrônica ou da Computação.
  • Conhecimentos úteis: protocolos TCP/IP (para redes WAN e LAN), tecnologia Ethernet (para redes LAN), frame relay, ADSL, BGP, cable modem (todas para redes WAN). Recomendável também conhecimento em gerenciamento de rede e em técnicas de diagnóstico de problemas.
  • Ferramentas mais usadas: software Visio, relacionado ao layout da rede. SMS, da Microsoft, que serve para projetar e também monitorar a rede. Network Monitor, também da Microsoft, para monitoramento. Sniffer, que serve para acompanhar o tráfego da rede e diagnosticar problemas.
  • Principais atividades: análise e diagnóstico de problemas em redes LAN, WAN e MAN. Planejamento e projeto de redes desses três tipos, adequando-as às características de cada cliente. Acompanhamento da criação desses projetos. Atuação em pré-venda: visita a eventuais clientes e apresentação de soluções e novas tecnologias, caso em que o profissional deve fomentar novos projetos e, eventualmente, trabalhar com a equipe comercial da empresa. Atuação em pós-venda: acompanhamento da implementação do projeto, isto é, montagem e configuração da rede desenhada.
  • Certificações-chave: certificações Cisco (e de outros vendos como 3Com, Juniper, Enterasys, etc), Microsoft e ITIL.

Engenheiro de Telecomunicações

É quem monta, opera e faz manutenção de redes. Na área comercial, cria e adapta serviços de telecom para clientes corporativos. Em planejamento, o profissional cria as redes que poderão dar suporte aos serviços obtidos pela área comercial.

  • Formação recomendada: Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações.
  • Conhecimentos úteis: cálculo e matemática. Especificamente da área, conhecimentos de irradiação, princípios de comunicação, circuitos elétricos, sistemas de comunicação, transmissão via rádio, via fibra óptica e via satélite, redes digitais e de telefonia.
  • Ferramentas mais usadas: software de cálculo de tráfego, para planejamento e construção de rede. Software para construção de links de rádio. Software de administração de redes. Em geral, são programas proprietários, desenvolvidos pelas próprias empresas e que têm como base o Delphi, o Visual Basic, o SQL Server e outros.
  • Principais atividades: manter em funcionamento o equipamento, impedindo interrupções no sistema. Especificar o hardware que vai construir a rede. Fazer contato com fornecedores para adquirir novas tecnologias. Relacionar as necessidades dos clientes com as tecnologias existentes, propondo novos serviços e novas composições de rede.
  • Certificações-chave: na área de transmissão de dados, programas de certificação da Cisco e da Novell. Na de telefonia, certificação de fornecedores como Ericsson, NEC, Siemens e Lucent. Na área de transmissão por rádio, certificações da Alcatel, da Marconi, da Nortel e da NEC.

Engenheiro de Sistemas

Qual a função do Engenheiro de Sistemas (Systems Engineer)? Essa é uma nomenclatura amplamente utilizada. Antigamente, era usada apenas para definir engenheiros de software, que trabalhavam no desenvolvimento / suporte de sistemas, por assim dizer. De uns tempos para cá, a moda pegou e essa nomenclatura vem sendo usada para definir profissionais que fazem exatamente o que foi descrito até o momento. Ou seja, podemos ter um profissional registrado como Engenheiro de Sistemas que faz o que um Engenheiro de Vendas faz.

Temos também as funções mais comerciais (mas nem por isso, menos interessantes). Por exemplo, o Executivo de Vendas (também pode ser conhecido como Account Manager, Account Executive, dentre outros). Esse seria o profissional responsável por analisar as condições do mercado para a aceitação de produtos. Também é responsável por identificar clientes em potencial e torná-los clientes efetivos. Em alguns casos, esse profissional pode fazer uma análise financeira geral do mercado. São profissionais que costumam ser contratados por compreender bem a área de atuação, ou por já possuírem uma boa carteira de clientes. São remunerados com uma grande parcela do salário em forma variável (comissionados).

  • Formação recomendada: Ciência da Computação, Engenharia de Telecomunicações ou outra na área de TI. É importante também ter MBA na área de gestão empresarial e conhecimentos avançados de inglês e espanhol.
  • Conhecimentos úteis: matemática financeira, contabilidade e marketing.
  • Ferramentas mais usadas: há várias ferramentas úteis, mas conhecer bem microinformática é fundamental. Também é importante conhecer ferramentas de CRM.
  • Principais atividades: VENDER!
  • Certificações-chave: não há.

Como vocês podem observar, existem muitas funções, e cada uma tem vantagens e desvantagens. Normalmente, os profissionais mais bem pagos são encontrados na área comercial (ao menos em multinacionais). A área comercial é o topo da pirâmide, se pensarmos com cuidado. Sem os vendedores, as empresas "morrem", e nenhum outro cargo teria valor. Por esse motivo, são profissionais muito bem preparados (na maior parte das vezes, ao menos), experientes e, por isso, muito valorizados.

Existem ainda outras novas nomenclaturas, que nada mais são do que outros nomes para as que mencionei antes, como Engenheiro de Convergência que é uma variação de Engenheiro de Redes, ou de Arquiteto de Soluções, dentre muitas outras.

Espero que tenham gostado!

E aproveitando o tema, meu curso de redes já esta disponível no Imasters PRO!

Até a próxima!

Fontes de consulta

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br